O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (Cetres/UCPel) promoveu na 20ª Fenadoce o “Dia da Vaidade”. A atividade, que ocorreu na segunda-feira (11), reuniu os cursos de Fisioterapia, Farmácia e também salões de beleza da cidade. Todos em prol do cuidado com a auto-estima e saúde dos idosos.
Mas se engana quem pensa que o “Dia da Vaidade” contou apenas com a participação feminina. Os homens também aproveitaram os cortes de cabelo e massagens relaxantes gratuitas. O motorista autônomo Rogério Silva dos Santos é um dos homens que aprovaram a ação realizada na Feira. “Esse tipo de trabalho é muito importante para as pessoas que precisam e não têm condições, ou uma oportunidade de ter um cuidado maior com a aparência no dia-a-dia”, disse.
A coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda, destacou o grande envolvimento do público nas atividades promovidas pelo grupo. De acordo com ela, o baile “Embalos da Terceira Idade” ocorrido na quarta-feira (6), foi um sucesso. O “Dia da Vaidade” não foi diferente. Sulanita ressaltou a importância desse tipo de atividade para os idosos. “É preciso compreender que os idosos também são vaidosos. Essa é a oportunidade de resgatar a auto-estima, que nada mais é que a satisfação com a própria imagem refletida. É necessário, portanto, cuidar de si mesmo, independentemente da idade”, salientou.
A opinião entre os presentes no auditório da Fenadoce era unânime: todos adoraram a atividade promovida pelo Cetres. A aposentada Iolanda Jacó, de Arroio Grande, adorou a Feira, os doces de Pelotas e também as atividades de embelezamento realizadas pelo Cetres, que a surpreenderam. “Não imaginei que houvesse essa atividade hoje. Estou gostando muito de tudo. Vou voltar com um novo corte de cabelo e muitos doces para casa”, comemorou.
Saúde em voga
Um grupo de estudantes que integra a Farmácia Escola da UCPel trabalhava na medição do nível de oleosidade da pele e determinando seu tipo. Segundo as estudantes, o trabalho obteve boa aceitação do público. Após a realização do teste, foi entregue um folder explicativo, com os cuidados necessários para a limpeza e higienização da pele e os métodos para protegê-la do câncer.
A enfermeira Ana Maria Pereira trabalhou como voluntária medindo a pressão arterial dos idosos, e garante que este é o serviço mais procurado por eles. Há três anos ela atua junto ao Cetres e disse ter observado avanços desde que o grupo começou suas atividades na Fenadoce, em 2010. “Muitos esperam este momento para mudar de visual, ganhar motivação e alegria de viver” comentou.