A vida e a obra do brasileiro Hipólito José da Costa, que em 1º de junho de 1808 fez circular o primeiro jornal do país, o Correio Braziliense, será tema de seminário na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nesta quinta-feira (28). O evento inicia às 15h, no Auditório do Campus II. A realização é do curso de Comunicação Social da Católica e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
O documentário “Vida e Obra – Hipólito da Costa” será apresentado durante o evento que terá, também, palestras dos professores e historiadores Mário Osório Magalhães e Sérgio Vieira Cruz Lima. Serão mediadores o engenheiro-agrônomo José Martins e os jornalistas José Cunha, Clayr Rochefort, Erika Coester Kramer e o presidente da ARI, Erci Pereira Torma.
O seminário faz parte de projeto cultural realizado com o incentivo da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O evento conta com o apoio e parceria do jornal Diário Popular e das rádios Universidade e Alfa.
O Campus II da UCPel fica na rua Almirante Barroso, 1.202. A entrada é gratuita.
Confira a programação
Quinta-feira, 28 de abril
Tarde
15h – Apresentação da primeira fase do documentário “Vida e Obra – Hipólito da Costa”;
16h – Discussão sobre a primeira fase do audiovisual, mediado pelo jornalista Erci Torma;
17h – Detalhamento do projeto aprovado pelo Minc/ SAV, com jornalista Erika Kramer;
Noite
19h30min – Apresentação da segunda fase do documentário “Vida e Obra – Hipólito da Costa”;
20h30min – Complementação dos depoentes professores Mário Osório Magalhães e Sérgio Vieira Cruz Lima, com os mediadores jornalistas Clayr Rochefort e José Cunha;
21h30min – Encerramento.