O Grupo Gestor do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos em Pelotas recebeu nesta terça-feira (16) o terceiro Módulo do Projeto Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos do Ministério do Turismo, executado pelo Instituto Marca Brasil (IMB). A oficina de aperfeiçoamento tratou o tema “Competitividade do Destino: Empreendedorismo e Gestão de Projetos” e foi realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas. Representado a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participaram a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, Cristina Porciúncula, e o coordenador do Laboratório de Eventos do curso, professor Daniel Botelho.
De acordo com a consultora do IMB e diretora técnica do projeto, Tânia Brizolla, já é possível ver resultado, pois o grupo percebeu que não é necessário terminar o planejamento para começar a ter ações efetivas. “O fato de ter universidades operando junto faz uma diferença muito grande. Os professores trazem muito conhecimento. Tem muita inteligência no grupo”, avaliou a consultora.
Com o diagnóstico e o prognóstico já estabelecidos, o grupo recebeu o terceiro módulo, que trabalha a evolução do processo de planejamento. “Eles já entenderam quais são os pontos fortes e fracos e estratégias que podem ser adotadas. Agora vão passar para a ação, olhar para aquilo que cada instituição vem fazendo e entender o que podem fazer em conjunto”, disse Tânia.
Por meio de dinâmicas e estudos, o Grupo Gestor trabalhou o desenvolvimento da liderança. “Eles devem se sentir ‘empoderados’ para liderar o processo produtivo na cidade e na região”, destacou. Com um desafio proposto em uma dinâmica, o Grupo exerceu a confiança nos parceiros e compartilhou estratégias de ação. No total, 16 integrantes do trade turístico compareceram neste módulo. Além da UCPel, estiveram presentes a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) da cidade e do estado, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTUR), Pelotas Convention & Visitors Bureau, Grupo Associativo de Empreendedores em Turismo Rural (Gassetur) e Exposição Nacional de Turismo Rural (Agrotur).
Sobre o Projeto
O projeto estabelece um processo padronizado de gestão de destinos, guiando a construção dos planos de ações por meio de cinco módulos. No primeiro módulo, o Grupo Gestor conheceu a pesquisa Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que apresenta uma análise das 13 dimensões influenciadoras da qualidade turística. No segundo módulo, foram trabalhados competitividade e inovação, planejamento, análise da situação atual da cidade e ferramentas gerenciais, com o objetivo de capacitar os atores locais para a gestão da atividade turística, ampliando seus conhecimentos acerca de planejamento estratégico.