Grupo de idosos do Cetres participa de Hora do Cinema
Neste dia 25, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promoveu a terceira “Hora do Cinema”, uma parceria entre o grupo da terceira idade do Cetres participante da Oficina de Cinema, coordenada pelo voluntário Oscar Abreu, e o Projeto de Educação Inclusiva da UCPel.
Toda segunda-feira, às 14h, ocorre uma sessão de cinema na Universidade. Após a exibição do filme, são realizados debates sobre os assuntos abordados, mediados por alunos dos cursos de Pedagogia e Filosofia da UCPel.
A coordenadora do Projeto de Educação Inclusiva, professora Jara Fontoura, destaca a importância desse tipo de atividade para a vida dos idosos. “O próprio sair da passividade e da comodidade é fundamental para ter uma vida melhor. É sentir-se vivo, provando que a terceira idade não é o fim de todos os prazeres da vida”, observou.
As estudantes de Filosofia Gláucia Abreu Lima e Júlia Machado destacam o papel da Hora do Cinema para a aproximação da arte aos fatos da vida. “Após a exibição do filme os idosos contam suas histórias e vivências, tornam-se ativos. Temos que mudar a cultura contemporânea de desvalorização do idoso - este que em tempos passados era símbolo de sabedoria e conhecimento”, comentou Glaucia.
Proposta
Em um país em que o percentual de idosos cresce a cada ano, é fundamental o preparo e o cuidado com o processo de envelhecimento da população. As atividades promovidas pelo Cetres em parceria com a UCPel têm o objetivo de manter os idosos ativos, visando uma melhor qualidade de vida.