As belezas da imensidão do pampa gaúcho e da lida campeira são as fontes de inspiração da exposição Memórias da Tradição, que já pode ser visitada gratuitamente na Galeria de Arte (Garte) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A artista plástica Maria Lúcia Drummond assina os quadros que refletem as raízes da temática rural com toda sua transcendência histórica, social e cultural.
O amor pelas artes levou a engenheira agrônoma e produtora rural a buscar outros caminhos. Em 1999 ingressou no Ateliê Giane Casaretto, local em que pôde se especializar na técnica de pastel seco sobre papel. Para aperfeiçoar seu olhar e técnica, diversas viagens culturais foram realizadas.
Maria Lúcia começou a expor suas obras em 2001, participando de salões de arte nacionais e internacionais, em mostras coletivas e individuais. Ganhou prêmios em concursos, sendo que o primeiro deles resultou em exposições internacionais. Sua obra já percorreu continentes como América Latina, Europa e Ásia.
Além das belezas das pinturas, as molduras também chamam a atenção. São confeccionadas de forma artesanal, sendo produzidas em madeira, arame, couro, etc. A exposição Memórias da Tradição permanece exposta na Garte até o dia 11 de setembro. O horário de visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h. A Galeria de Arte fica localizada no Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373).