O dia 14 de novembro marca a data mundial de combate ao Diabetes e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) também está engajada nesta luta. Por meio da iniciativa dos alunos do curso de Fisioterapia Maria Vernetti, Nathaly Maillo, Gisele Christ e Rafael Guterres será realizado no dia 08 de novembro um ciclo de palestras sobre a doença, com a presença de professores relacionados à área e portadores da condição.
A partir das 9h, no Campus Dr. Franklin Olivé Leite, os alunos da Fisioterapia poderão acompanhar a fala da professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e presidente da Associação Pelotense dos Diabéticos, Maria da Glória Santana. “O diabetes está sendo abordado em todos os cursos da área da saúde por ser uma doença crônica não transmissível”, completou a coordenadora do curso Fisioterapia da UCPel, Patrícia Giusti.
Em seguida, é a vez de quem convive com o diabetes dar seu parecer. Dois portadores, do Tipo 1 e do Tipo 2, irão compartilhar as experiências sobre o convívio diário com a doença. Para encerrar, o professor do curso de Fisioterapia da Católica Fábio Di Naso fala sobre as atividades dos fisioterapeutas no tratamento da condição, especificamente sobre o “pé diabético” – termo utilizado para designar alterações que ocorrem nos pés em função da patologia.
No dia 11, a Universidade realiza, também, atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros para estimular a prevenção. A iniciativa tem dinâmica similar ao Dia do Desafio, já que pessoas de todo mundo podem se cadastrar no site e sugerir ações. Mais informações pelo
site da campanha.