Com o tema “Bem da Terra, Comércio Justo e Solidário”, ocorre hoje (06) a 5ª edição da Feira de Economia Solidária. A Feira é realizada no início de cada mês e conta com a assistência do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Quem passar hoje em frente ao Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373), até as 20h, poderá comprar diversos produtos, como leite, pães, artesanatos, hortifrutigranjeiros, artigos de vestuário, de decoração, cama, mesa e banho, comercializados diretamente do produtor.
Estimular o consumo consciente é o principal objetivo da Feira, que a cada edição vem conquistando mais o público. Para Rosa Jung, fundadora da Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (ARPA-SUL), os produtos orgânicos são bem aceitos e a temperatura agradável verificada nos últimos dias também favorece as vendas.
Na Feira também são comercializados produtos integrais. Gisele Rosa, responsável pela banca dos pães, bolachas, cucas e barras de cereais integrais, disse que a própria família é quem produz os alimentos. “Todo mundo vende junto”, comentou. A consumidora Élvia Meireles disse ser freguesa da Feira, pois “vale a pena comprar alimentos puros”.
Uma das opções no comércio de artesanatos é a banca da Oficina de Geração de Trabalho e Renda do Reabilitação, Trabalho e Arte (RETRATE), projeto vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. O foco do projeto é oferecer aprendizado e geração de renda a pacientes que estão em processo de alta dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “É muito importante este espaço, pois conseguimos mostrar nosso trabalho e vendemos bastante”, falou a artista plástica Gracia Ennes, ministrante das oficinas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128.8015 ou pelo e-mail
nesic@ucpel.tche.br.