Economia Justa e Solidária é o lema que move a Associação Bem da Terra, e é com essa proposta que na próxima terça-feira (11) ocorre a 33º edição da Feira, em frente ao Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Feira diferenciada, na Bem da Terra o consumidor pode ter contato direto com os produtores. São ofertados alimentos naturais e integrais, como iogurtes, queijos, sucos, pães, doces, bolachas, biscoitos, bolos, e outros produtos que incentivam a vida saudável e o consumo sustentável. Além de alimentos a feira também comercializa plantas ornamentais, chás e produtos artesanalmente confeccionados, além de linha de cama, mesa, banho, decoração e vestuário.
Especialmente nessa edição, serão comercializados os produtos da marca ecológica Justa Trama, que produz vestuário masculino e feminino, confeccionada por cooperativas organizadas através de redes produtivas em diversas partes do país, integradas aos princípios da Economia Justa e Solidária.
De acordo com o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (Nesic/UCPel), que assessora a feira, com a Justa Trama, além de vestirem roupas, os consumidores também vestirão consciência. Isso porque as roupas são produzidas com algodão orgânico - ou algodão solidário, como é chamado pelos produtores -, isento de qualquer produto químico sintético. Além disso, as técnicas usadas são ligadas à práticas de conservação de solo. A Justa Trama possui um modelo de economia diferente, embasado em valores da autogestão, solidariedade e inclusão.
A feira Bem da Terra ocorre mensalmente em frente ao Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373), das 9h às 18h30min.
Durante a Fenadoce, os produtos Bem da Terra poderão ser encontrados na Estância Princesa do Sul, na área externa do evento.
A Associação Bem da Terra tem como objetivo divulgar a proposta da Economia Solidária, estimulando o consumo consciente, com produtos produzidos de forma natural e saudável.