/ Notícias / Feira Bem da Terra fomenta renda por meio do comércio justo e solidário
Feira Bem da Terra fomenta renda por meio do comércio justo e solidário
13.06.2012 | 10:16 | #institucional
Feira Bem da Terra fomenta renda por meio do comércio justo e solidário
Foi realizada em frente ao Campus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a 22ª Feira Mensal de Economia Solidária Bem da Terra. Cerca de vinte empreendimentos econômicos solidários expuseram seus produtos na manhã e tarde desta terça-feira (12). Muitos dos expositores destacaram a importância do apoio da UCPel e também da atividade na complementação da renda familiar.

A presidente do Grupo Amanhecer, da Igreja Sagrada Família, Terezinha Fugi, é a representante de uma equipe de 43 artesãs. Há três anos participando regularmente da Feira, ela disse observar um grande avanço na proposta. Segundo a artesã, o alcance dos produtos aumentou em função do Bem da Terra. São Lourenço e Santa Maria foram duas das regiões onde seus produtos foram expostos nos últimos anos. Seu objetivo em participar do movimento é ajudar pessoas carentes da comunidade e divulgar os produtos artesanais que seu grupo produz. Segundo ela, a Feira auxilia e valoriza o trabalho solidário dos artesãos da região, motivando a produção.

Os grupos Amoeza e Cozinha da Lua comercializam brincos e colares feitos com sementes da Amazônia, velas, sabonetes e CDs. Também expuseram seus produtos em localidades fora do Bem da Terra. Participaram ainda do evento Piquenique Cultural e de feiras solidárias em Santa Maria.

O grupo Cidadania e Vida, da Paróquia da Luz, obtém no Bem da Terra geração de renda. As aposentadas Eloá Santos Duarte, Neusa Barbosa Gouveia e Ieda Maria Ferreira Gouveia contam com a renda obtida na feira para reforçar o orçamento. Seu grupo vende toalhas, bolsas e sabonetes. Elas destacam a importância do trabalho em grupo, o companheirismo da equipe e a alegria motivada pela confecção dos produtos. Definem o trabalho como uma grande felicidade.

Além de produtos artesanais e artigos reaproveitáveis e de multiuso, a Feira contou com a exposição de produtos caseiros, a preços acessíveis e saudáveis, como granolas, biscoitos integrais, bolo de fibras e aveia, pão de farinha integral, entre outros. A representante da Teia Ecológica, Idema Dias Rosa, disse que visa conscientizar as pessoas, nos aspectos da saúde e ambiental, que é possível consumir produtos orgânicos saborosos e de qualidade.

A comerciante Cátia Silva conta que desde que começou seu negócio, há sete anos, almejava estar entre os representantes da economia solidária na Fenadoce. Neste ano conseguiu alcançar seu objetivo. Além de integrar o Bem da Terra, está com seu material exposto na 20ª Fenadoce. Seu empreendimento comercializa produtos integrais, cucas, bolos, entre outros. “Obtive um significativo aumento em minhas vendas esse ano, um grande desejo foi alcançado. Conquistei espaço e visibilidade”, comentou.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?