Até o dia 20 de novembro está em exposição na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel) a mostra Aves do Sul. São 40 fotografias captadas pelo oceanógrafo Luís André Sampaio que retratam aves da região de Pelotas e Rio Grande, incluindo a Lagoa do Peixe.
“Ao buscar fotografias de aves no meu acervo, percebi que essa coleção havia crescido e que uma exposição sobre o tema seria inevitável”, disse Sampaio, que contou com o auxílio do professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Rafael Antunes Dias para a identificação das espécies fotografadas.
A Garte está aberta à visitação de segundas a sextas-feiras, das 8h às 22h, e aos sábados, até as 12h. A Galeria fica no Espaço de Convivência do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). A entrada é gratuita.
Sobre o artista
Luís André Sampaio é oceanógrafo e leciona no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) há 21 anos. Sampaio considera a fotografia um hobby e nele investe boa parte de seu tempo livre. Como fotógrafo, já participou de exposições coletivas e, neste ano, teve sua primeira mostra individual, a exposição “Mundo Afora”, realizada na Loja Eliza Andrade, com imagens captadas no cotidiano de vários países da Europa, América, África e Ásia. “Não sou especialista em nenhum tema. Fotografo pessoas na rua, paisagens da natureza e animais. Entre os animais, as aves me fascinam. Meu contato formal com elas teve início ainda nos anos 1980, quando tive aulas sobre Ecologia e Biologia de aves marinhas na FURG”, explicou.