Em comemoração às dez edições do Encontro sobre Poder Escolar, ocorreu de segunda (19) a quinta-feira (22) a exposição “Retrospectiva: Encontros sobre o Poder Escolar – Uma história”. O local foi o Espaço Multiuso do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A produção foi uma parceria entre as Universidades Católica e Federal.
O objetivo da exposição foi recuperar e construir as memórias dos encontros que vêm se consolidando como um fórum de reflexões sobre as práticas pedagógicas da educação básica. A iniciativa surgiu como forma de refletir o processo de construção de saberes.
Conferência, discussões, troca de experiências. A mostra possibilita uma recordação das edições passadas, como a primeira, que trouxe o tema “A escola também é poder – Escolhe, rompe, decide e estimula”; a quarta, cuja discussão foi sobre “Repetir para acertar é ação de nossa vida diária”; e a sétima, que abordou o mote “Profissão professor: as maneiras de ser nas maneiras de ensinar”.
As músicas, depoimentos ou poemas que originaram cada tema foram expostos em bandeiras. Camisetas, livros, cadastros de trabalhos, DVDs, CDs, VHS e materiais publicitários das dez edições também foram resgatados para a mostra. Além disso, imagens dos encontros foram projetadas para o público.
A música “Médium”, produzida por alunos do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica, colocada no local da exposição, harmonizou o ambiente. Com supervisão de Fernando Silveira, a canção tem composição e arranjo de Nando Barcellos e Gil Soares; flauta, kalimba, vocais e garrafa por Gil Soares; bateria, percussão e garrafa por Nando Barcellos; voz de Tissiane Pires e gravação e mixagem de Lauro Maia.
Os professores da UCPel Daniel Botelho e Fabiane Marroni integraram o planejamento e a execução da mostra. Francine Baschi, Maria Cândida da Silva e Raimundo Sousa, alunos do Laboratório de Eventos do curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Católica, participaram da montagem e mediação.