O pivô Sinoê Alves Avencurt, ex-jogador da equipe de futsal da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), foi convocado no início da tarde desta quinta-feira (1º) para a Seleção Brasileira de Futsal. Esta é a primeira vez que o jogador é chamado para defender a equipe do país.
Nascido em Capão do Leão, Sinoê participou do projeto UCPel Esporte e, a partir daí, teve sua carreira como jogador impulsionada. Na Liga Futsal 2011, ele marcou 17 gols. Em outra competição, a Taça Brasil, o atleta está entre os artilheiros, com cinco gols em três jogos.
O UCPel Esporte, que existe de 2005, busca estimular um convívio social harmônico em equipe e, ainda, incita a formação cidadã e acadêmica dos participantes do projeto. Para o coordenador Jorge Moro, a convocação do ex-participante significa uma resposta acerca do trabalho da equipe. “Isto representa o que a UCPel oferece a seus atletas, tanto em relação ao estudo quanto em relação ao esporte”, disse. Moro ainda destacou a importância do acontecimento para os atuais participantes do UCPel Esporte. “Ver o Sinoê na seleção é o maior estímulo que nossos atletas podem ter. É um orgulho para todos”.
O jogador foi informado da novidade na concentração do time em que joga atualmente, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF). Sinôe jogará no lugar de Fernandinho, do MFK Dinamo, da Rússia. Suas primeiras oportunidades serão em dois amistosos contra a Costa Rica, nos dias 14 e 16 de dezembro, em Cartago.