Mais um estudante da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está de malas prontas. Nesta sexta-feira (20), enquanto milhares de gaúchos estarão com suas atenções voltadas para as comemorações da Revolução Farroupilha, o acadêmico do 6° semestre do curso de Administração, Guilherme Halal, não terá tempo para pensar em outra coisa que não seja a experiência que está para viver nos próximos seis meses. Durante esse período, ele estará estudando na Universität Viadrina FrankFurt (oder), na Alemanha.
Se, para os gaúchos, o 20 de setembro constitui-se em um marco na luta pela independência política e econômica em relação ao Império, para Guilherme, a data também possui um simbolismo especial. Esta é a primeira vez que o pelotense, de apenas 20 anos, deixa o Brasil em busca de experiência não apenas científica, mas também de vida.
O intercâmbio, que está sendo viabilizado pelo Programa de Mobilidade Estudantil (PROMOBE), resulta do papel estratégico desempenhado pela Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio da UCPel na busca da promoção de atividades que assegurem o crescimento pessoal e acadêmico dos alunos. Há dois meses fazendo o curso de alemão, Guilherme sabe das dificuldades que enfrentará no país europeu, mas não faz disso um empecilho, muito pelo contrário. “É uma oportunidade para aprender outra língua, qualificar o meu currículo e vivenciar uma outra cultura”, destaca o jovem estudante da UCPel.
Mostrando conhecimento na área que escolheu para seguir sua carreira profissional, Guilherme lembra que está se dirigindo para um país que manteve sua economia estável, mesmo com a crise econômica que atingiu a Europa nos últimos anos. “Vou trocar figurinhas com os melhores do mundo”, brinca Guilherme.
Intercâmbio
O intercâmbio, assim como sugere a data do 20 de setembro, é um momento de independência. Na UCPel, cada aluno pode encontrar o programa que mais se adapte às suas intenções e possibilidades, tendo a oportunidade de vivenciar, ainda na graduação, um momento histórico na sua caminhada profissional. A assessora de Relações Internacionais e Intercâmbio da UCPel, Carolina Pegorini, lembra que, além do PROMOBE, periodicamente são abertos editais para diversos programas de mobilidade estudantil.
“O aluno precisa superar algumas barreiras”, ressalta Carolina. Ela diz que é comum os acadêmicos apresentarem receios quanto a investimento financeiro ou fluência na língua do país que sonham em visitar. No entanto, lembra que existe mais de uma modalidade de intercâmbio e, frequentemente, a Assessoria de Relações Internacionais e Intercâmbio publica editais com oportunidades para todas as áreas de conhecimento. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (53) 2128.8235.