Representantes dos quatro novos empreendimentos que entrarão em fase de pré-incubação no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul do Escritório de Desenvolvimento Regional da Universidades Católica de Pelotas (Ciemsul/EDR/UCPel) foram recepcionados na tarde desta quarta-feira (17).
Durante a atividade, os participantes puderam conhecer mais sobre o EDR, a UCPel, o processo de pré-incubação e a expectativa em relação à participação deles no Ciemsul. "Esperamos que seus negócios se tornem sustentáveis e se consolidem. Que tenham fibra para com seus ideais", pontuou Fábio Castro Neves, coordenador do EDR.
O processo de pré-incubação dura seis meses, mas, dependendo do estágio do empreendimento, o tempo pode ser reduzido. Nessa fase, é o momento de amadurecer a ideia do negócio. Também coordenador do EDR, o professor Samuel Ongaratto falou sobre o espaço aberto aos empreendimentos e a necessidade da dedicação dos empreendedores para que o processo seja bem-sucedido. De acordo com ele, para se ter uma ideia e iniciar uma empresa é preciso ter paixão - para acreditar -, mas também bom senso, para saber identificar se vale a pena levá-la à frente. "Uma boa ideia não necessariamente será a última", disse.
Durante a atividade, os novos empreendedores puderam se conhecer e foram apresentados à equipe do EDR.
Formado pela UCPel, o engenheiro civil Leonardo Farias, 26 anos, procurou a incubadora como um suporte para desenvolver suas ideias e chegar a possíveis investidores. Sua intenção é estabelecer um método construtivo sustentável e mais ágil que o convencional, unindo produtos e serviços dentro da mesma empresa, para que o cliente tenha tudo o que procura em termos de projeto e execução de obras. Para ele, o ingresso na incubadora será desafiador. "Não é simples sintetizar ideias e transformá-las em algo pronto para o mercado", avalia, reconhecendo que precisará dedicar tempo e contar com apoio de outras pessoas para levar o plano ao patamar desejado. "É uma ideia promissora. Se der certo, haverá muito futuro pela frente", conta, otimista.
Conheça um pouco dos novos empreendimentos do Ciemsul:
- VIECUBE
Ramo de Atividade: Tecnologia da Informação, 3D
Produtos: A empresa tem como objetivo a criação de maquetes eletrônicas interativas, tendo como objetivo oferecer ao mercado imobiliário uma alternativa inovadora de apresentar seus produtos aos clientes.
- BHOS Engenharia Inteligente
Ramo de Atividade: Construção Civil e Tecnologia da Informação
Produtos: Tem como proposta criar uma plataforma de comunicação entre cliente e executor. Outra característica é a inovação na construção civil, utilizando métodos construtivos mais modernos, de menor custo e sustentáveis.
- Empresa Mattos
Ramo de Atividade: Automação e Segurança do Trabalho
Produtos: O C.I.D.I é um sistema de prevenção contra acidentes com serra circular e serra fita, que tem como diferencial a automatização, reduzindo riscos de acidentes de trabalho em marcenaria, açougues, mecânicas, entre outros.
- Melhor Envio
Ramo de Atividade: Startup Compras Coletivas, E-commerce
Produtos: A empresa aglutina o frete de produtos dos pequenos vendedores, garantindo assim economia, em uma espécie de compra coletiva. Tem como objetivo oferecer uma forma mais prática e acessível de frete.