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Engenharia Civil da UCPel constrói ponte de macarrão que suporta 182 quilos
23.06.2016 | 11:57 | #engenharia-civil
Engenharia Civil da UCPel constrói ponte de macarrão que suporta 182 quilos
Construir uma ponte a partir das técnicas aprendidas em sala de aula. Esse foi o desafio proposto pelo professor Francisco Gonçalves aos acadêmicos do 9° semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A ponte foi construída principalmente com um material, considerado inusitado: o macarrão. A atividade é realizada em diversas universidades e na UCPel é a terceira vez que o desafio ocorre. A cada ano, um novo recorde é alcançado. Nesta edição, os alunos ergueram uma ponte que suportou uma carga de 182,2 quilos (clique na foto acima e veja a galeria de imagens). O grupo, formado por sete alunos, superou a conquista do ano anterior, que alcançou a marca de 144,06 quilos. 

 Dos aproximadamente 25 alunos da disciplina Pontes, ministrada pelo professor Francisco Gonçalves, os sete que confeccionaram a ponte mais resistente foram Augusto Saalfeld, Bibiana Gadea da Rosa, Carolina Batista da Silva Gottinari, Felipe Furtado, Rafael Yunes Gularte, Rodrigo Sedrez e Vitor Costa. 

Os alunos utilizaram conceitos como o de Gerber, ou seja, a associação do macarrão para obter encaixe perfeito, cálculo de treliça, conhecimento dos esforços de tração, compressão, cisalhamento e aderência, por exemplo. O professor vibrou com os resultados alcançados. “Ao propormos uma atividade prática, o interesse dos alunos cresce. Além dos conceitos físicos, matemáticos e técnicos, o principal ponto a ser frisado por essa tarefa é o trabalho em equipe. Os futuros engenheiros têm que entender que não se faz nada sozinho, e uma competição saudável é agregadora, pois no mercado de trabalho sobrevive quem apresenta melhores resultados”, analisa.

A ponte mais resistente foi executada como treliça, ou seja, por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos (macarrão), cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós (feitos de poliepóxi). No momento do teste de resistência da ponte, um vergalhão de ferro foi utilizado entre as estruturas, para servir de apoio ao gancho no qual foi colocado o peso.

O experimento foi composto por aproximadamente dois quilos de espaguete tipo Barilla número 7, fita crepe, resina, catalisador, Tek bond 793, massa poliepóxi, cano PVC 20 mm e ferro CA60 4,2 mm (vergalhão). Como suporte à construção foram utilizados estilete, retífica (micromotor) para corte, serra circular, lixa, pincéis, régua, esparadrapo, serra e o projeto plotado em tamanho real, para auxiliar na montagem. Para executar a ponte foram gastos R$ 141,76. 
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