Discutindo as políticas sociais e perspectivas para o futuro encerrou, na tarde desta sexta-feira (29), o 3º Seminário de Política Social no MERCOSUL (SEPOME), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Com o Auditório Dom Antônio Zattera lotado, as professoras Maria Carmelita Yasbeck, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), e Lúcia Cortes da Costa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), discorreram sobre reflexões em torno das grandes transformações da sociedade como um todo.
Segundo Maria Carmelita, são essas reflexões que expressam as mudanças conjunturais e o avanço das políticas sociais que demandam a existência de novos cenários e configurações da realidade social. “A questão social é determinante para o desenvolvimento e para as mudanças no mundo do trabalho e dos padrões de proteção social. É um conjunto de processos que afetam de forma desigual e assimétrica a realidade interna de alguns países”, observou.
A tendência do presente e a hegemonia dos mercados foram temas abordados por Lúcia Costa. De acordo com ela, o MERCOSUL surgiu na década de 90 como estratégia para fazer frente a uma supremacia norte-americana. Lúcia defendeu que o capitalismo avançado se reflete em riscos ambientais e demográficos, como o envelhecimento da população e a queda da taxa de fertilidade, surgindo daí uma nova problemática: a reposição populacional em países que barram a mobilidade no processo de migração. “Não podemos esquecer, também, das transformações dos processos no avanço tecnológico que estabelece grandes mudanças no mercado de trabalho”, concluiu.
A coordenadora do mestrado em Política Social, professora Vini Rabassa da Silva, disse que o seminário atingiu seu objetivo: “Conseguimos produzir conhecimento, discutir temas de extrema importância para a sociedade, principalmente para os mestrandos, pesquisadores e professores que participaram e que buscam, a todo instante, conhecer mais sobre os aspectos que regem a vida de todos os cidadãos”.
O último dia do evento ainda contou com a apresentação de trabalhos e grupos temáticos acerca dos temas Seguridade Social e política da assistência/ Seguridade Social e política da saúde/ Seguridade Social e política da previdência/ Direitos Humanos, Acesso à Justiça e Políticas de Inclusão Social/ Direitos Humanos, Migrações, Deslocamentos e Catástrofes/ Movimentos Sociais e Processos participativos.