Startup Weekend é um evento – que pode ser chamado de maratona – de 54 horas que ocorre mundo afora com um grande objetivo: destacar as melhores ideias de empreendedores depois de um fim de semana de intenso trabalho. Em um ambiente de incentivo ao compartilhamento de ideias e desenvolvimento de novos produtos, o Startup chegou a Porto Alegre de 20 a 22 de abril e três empresas incubadas no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel) participaram do evento.
As incubadas Eskopo Agência Digital, Mariachi Estratégias Digitais e Quadro Web e Publicidade foram representadas por seus integrantes no Startup. Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a proposta do Startup é a seguinte: na sexta, primeiro dia de evento, os participantes apresentam sua ideia em um minuto formam-se, então, times para criarem projetos de acordo com essas ideias. Com as equipes formadas, começam os esforços para encontrar um modelo de negócio e construir um protótipo funcional. No sábado, mentores técnicos e de negócio auxiliam as chamadas startups que, no domingo, apresentam seus projetos em um “Demo Day”. Com três dias de atividades intensas, profissionais de diferentes perfis se reúnem para compartilhar ideias e criar estratégias eficientes para dar o start no seu empreendimento.
O representante da Mariachi Estratégias Digitais, Roberto Santos, ficou entre as três equipes que, ao final do evento, receberam destaque por parte dos mentores que participavam do encontro. Sob o tema “Matching de pessoas que querem ajudar e ser ajudadas”, o grupo de Santos era composto por mais sete integrantes de variadas cidades e distintas áreas de atuação. O projeto foi intitulado “DoGood - Market Place de Projetos Sociais”.
Para o empreendedor, a participação resultou em experiências positivas. “Tive a oportunidade de ter contato com diferentes pessoas, conhecimentos e pontos de vistas, o que me fez ampliar minha visão sobre negócios”, conta.
Os demais empreendedores do Ciemsul participaram de outras equipes (ao total eram 14). Na volta para Pelotas, a bagagem veio cheia de novas experiências, ideias e expectativas. “Trouxemos uma nova visão de negócios e isso vai refletir no nosso comportamento como empreendedores”, avalia Santos.