Transformar boas ideias e iniciativas criativas em bons negócios. Esse é o desejo de seis novas empresas que assinaram contrato com o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel), na tarde de terça-feira (1º). Atualmente, 18 empresas usufruem do Centro, que disponibiliza, além do espaço físico e vantagens financeiras, cursos de aperfeiçoamento, capacitação e assessoramento especializado, importantes para o futuro dos empreendedores.
O ato reuniu os novos incubados, empresas já graduadas, a coordenação de gestão do Ciemsul e o vice-reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior. O Ciemsul tem como objetivo estimular o desenvolvimento de novos negócios e, para isso, oferece toda a infraestrutura necessária: espaço físico, rede de Internet, sala de reunião, sala de computação e secretaria com telefone e fax à disposição.
Para os recentemente incubados, estudantes de Comunicação Social – Jornalismo da Católica Vinícius Guerreiro e Marcelo Viegas e o estudante de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Maurício Mesquita, sócios da empresa Clinitags, o Ciemsul facilita a entrada das novas empresas no mercado. “Há um grande auxílio na questão financeira e no plano de negócios e nos abrem muitas portas para o mercado”, salientou Guerreiro. “Levar o nome da UCPel associa credibilidade à marca da nossa empresa”, afirmou. Para ele, auxiliando no negócio, a Universidade certifica-se como incentivadora e auxiliadora do futuro dos seus estudantes. “É uma forma de a UCPel auxiliar-nos a dar os primeiros passos enquanto profissionais. Se não tivesse esse apoio e suporte, seria muito mais difícil arriscar e entrar no mercado”, concluiu.
Para o vice-reitor José Carlos Bachettini Júnior, a Católica deverá permanecer como referência na qualidade e na transformação. “Vocês fazem parte desta transformação na qual a UCPel é pioneira na cidade. Temos um excelente time. Parabéns pela escolha e inovação de vocês”, destacou o futuro reitor aos novos incubados. Em sua fala, Bachettini deixou claro que, cada vez mais, o desenvolvimento de Pelotas deve aparecer, não apenas por meio do mercado imobiliário, mas em todas as áreas nas quais os pelotenses são capacitados.
“A incubação é um processo. Hoje, novas ideias estão se inserindo aqui e precisam ser lapidadas. Estamos aqui para conduzi-las”, destacou a consultora de marketing do Ciemsul e professora da UCPel, Renata Garcez.
As novas empresas incubadas são a Copeiro, Agência Yeap, Quadro Web e Publicidade, JB Consultoria RH, Hidroclean e Clinitags – Serviços Multimídia.