O artigo produzido pelo egresso do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Solano Ferreira vai ganhar destaque no 7º Fórum Latino-Americano “Memória e Identidade”. Trata-se do trabalho intitulado “A pesca da tainha na Lagoa dos Patos – Um relato fotoetnográfico”, que contou com a orientação do coordenador do curso e professor das disciplinas de Fotografia da Universidade, Carlos Leonardo Recuero. O evento ocorre de 28 a 31 de outubro, em Montevidéu, Uruguai.
De acordo com Ferreira, a sensação é de satisfação pelo trabalho reconhecido. “Foi muito legal ter sido selecionado, pois foi uma pesquisa onde pude vivenciar a teoria e a prática juntas, sem contar que foi uma grande aventura. Espero que esse trabalho não termine aqui”, afirmou.
Além da experiência no projeto “Ilha dos Marinheiros”, realizado com pescadores em Rio Grande, Ferreira participou, durante sua vida acadêmica, do jornal comunitário O Pescador, desenvolvido com a comunidade da Colônia Z-3. Foi da vivência com o povo de lá que surgiu a ideia de realizar o relatório fotoetnográfico que será apresentado no fórum. O trabalho será publicado em CD a ser distribuído para os participantes do evento. O material também deve integrar o livro de memórias do fórum, a ser publicado no próximo ano.
Sobre o evento
O 7º Fórum Latino-americano "Memória e Identidade" reunirá mais de trezentos representantes de povos indígenas e organizações culturais e étnicas, movimentos sociais, professores, comunicadores, membros de instituições acadêmicas e pesquisadores da América Latina, Caribe, Canadá, Estados Unidos e Europa.