Ecologia promove Seminário sobre Mudanças no Código Florestal
23.08.2010 | 10:51
Um espaço de discussão sobre as perspectivas na reforma do Código Florestal Brasileiro será aberto na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nesta quarta-feira (25). O Seminário sobre as Mudanças no Código será realizado às 19h30min, na sala 425 C, no Campus I (Rua Gonçalves Chaves, 373). O evento é aberto à comunidade e tem entrada gratuita.
Participarão do debate o técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS) – Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Aroldo Barwaldt, o coordenador do curso de Ecologia da UCPel, professor José Antônio Weykamp da Cruz, e o deputado estadual integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, Elvino Bohn Gass.
De acordo com professor da UCPel, o Código Florestal é o instrumento mais consolidado que integra a legislação ambiental brasileira e abrange mais do que apenas as florestas. Nascido juntamente com a Constituição Federal, o Código está passando por reforma que atinge dois pontos-chave: as reservas legais e as áreas de preservação permanente. As mudanças no instrumento propõem uma readequação desses dois elementos. “É uma mexida perigosa. E, por enquanto, a discussão está muito política e pouco científica”, alertou o professor.