A partir desta semana, uma nova exposição já pode ser conferida na Galeria de Arte da Universidade Católica de Pelotas (Garte/UCPel). O trabalho Doces Lembranças, da artista Nely Affonso Rodeghiero, é composto por onze telas nas quais ela retrata cenas cotidianas, paisagens e imagens de Pelotas, mostrando com simplicidade o que pode sentir e criar.
Pintora autodidata, Nely começou pintando tecidos em 1998. Em seguida, passou a pintar telas, abrindo as portas para um novo universo, para ela até então desconhecido: o da arte. Suas pinturas foram evoluindo de maneira que as exposições começaram a fazer parte da sua rotina.
Professora primária desde 1950, hoje aposentada, Nely também é artesã e recicladora. Trabalha com materiais descartados, como telhas, vidros, espelhos e potes, produzindo fontes - com pedras e simbologias da natureza - e imagens religiosas, além de transformar discos de vinil em relógios. Também produz porta-incensos, enfeites de geladeira e pedras decoradas. Todos os trabalhos fazem parte de uma coleção incrível da sua inspiradora história de vida.
"Devemos transmitir a fé, alegria e paz a todos que nos rodeiam, porque sabemos que os problemas examinados com bondade perdem o tamanho e se tornam mais suaves", reflete a artista.
O período de visitação da exposição Doces Lembranças vai até o dia 22 de agosto. A Galeria de Arte está localizada no saguão do Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373) e funciona das 8h às 22h.