Requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Ciência da Computação na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o trabalho “Uma proposta de estudo da incerteza integrando a Teoria dos Conjuntos Fuzzy e a Computação Quântica” foi defendido por Ana Maria Abeijon, no dia 28 de fevereiro.
Orientada pelos professores Renata Reiser e Adenauer Yamin, a dissertação teve como ideia principal experimentar a integração de dois assuntos distintos – a Teoria dos Conjuntos Fuzzy e a Computação Quântica. “O sistema Fuzzy trabalha com incertezas de forma muito semelhante à mente humana. Já a computação convencional não trabalha bem com este conceito. O estudo contribuiria, portanto, para dotar o sistema computacional com esta possibilidade ainda abstrata, potencializando resultados na computação”, explicou Yamin.
Renata argumentou ainda que a importância do estudo está em propor a classificação intermediária de sistemas que não podem ser simplesmente definidos como ‘certo’ ou ‘errado’, por exemplo. “Muitas vezes, algo é ‘parcialmente bom’ ou ‘parcialmente ruim’ e este estudo possibilita essas interpretações”, destacou.