“O tipo de instrução focada na forma escolhida por dois professores de língua inglesa: Conhecimento técnico e/ou conhecimento prático?”. Foi com base nesse questionamento que José Carlos Patta Alves defendeu sua dissertação no mestrado em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), no início de abril.
Alves usou como subsídio para seu estudo entrevistas, gravação de aulas e aplicação de questionários com professores de cursos de línguas da cidade de Rio Grande e constatou que, mesmo sem conhecimento teórico, na prática os profissionais abordavam conceitos de semântica, pragmática e fonologia. “Busquei identificar o tratamento da forma mostrando que ela existe e não é só gramática, vai além disso. E, muitas vezes, os professores, ao passar os conteúdos para os alunos, utilizam o conhecimento prático em detrimento do teórico”, afirmou.
Para ele, o ideal seria que os cursos de graduação tivessem disciplinas voltadas para a instrução focada na forma. “Seria uma maneira de lapidar o conhecimento nesse ambiente onde se formaram tantas crenças baseadas na prática, mas pouco acadêmicas”, analisou.
O trabalho, que teve 130 páginas só de descrição das aulas observadas, foi orientado pelo professor Ubiratã Alves.