/ Notícias / Discurso da CUT é assunto de pesquisa no Doutorado em Letras
Discurso da CUT é assunto de pesquisa no Doutorado em Letras
20.07.2010 | 12:00
Discurso da CUT é assunto de pesquisa no Doutorado em Letras
O último requisito para a obtenção do título de doutora foi preenchido por Renata Silveira da Silva na manhã de sexta-feira (16), durante a defesa da tese “O tempo discursivo na constituição do imaginário do trabalhador no discurso da Central Única dos Trabalhadores (CUT)”. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e contou com a orientação da professora Aracy Ernst.

Realizado sob a perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa, o estudo focalizou a imagem do tempo e sua inter-relação com a imagem do trabalhador no discurso sindical da CUT. Para tanto, foram consideradas duas fases vivenciadas pela Central: a década de 80, quando agia combativamente contra o Estado e o patronato, e a década de 90, quando mudanças foram observadas, por exemplo, por causa do avanço do neoliberalismo. Neste contexto, Renata analisou sequências que continham expressões de tempo retiradas de jornais publicados pela CUT nas duas décadas selecionadas.

Pressupondo o caráter material da linguagem, a tese refletiu sobre o tempo em articulação com um caro objeto de estudo da Análise de Discurso de linha francesa – o político.

Além de Aracy, a banca teve a participação dos professores Enrique Serra Padrós, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bethânia Mariani, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marlene Teixeira, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Carmen Matzenauer, da UCPel.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?