Uma publicação destinada a ser mapa, súmula e história, mas, não somente isto: em vez de se prender pura e simplesmente ao passado, abre espaço ao futuro, desafiando a imaginação, provocando os pesquisadores e incitando o trabalho acadêmico. Em síntese, unindo o que foi feito e o que pode ser feito no trabalho laborioso no domínio da linguística da enunciação. Este é, praticamente, o propósito que os organizadores do Dicionário da Linguística da Enunciação procuraram cumprir ao convidar 40 linguistas de todo o Brasil para escrever cada um dos 400 verbetes da obra. Entre estes profissionais estão as professoras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) Maria da Glória Corrêa Di Fanti e Aracy Ernst-Pereira. A publicação é da Editora Contexto e já está disponível para venda em livrarias do país inteiro.
Destinado a professores de Português, de línguas e de Linguística, bem como a estudantes de graduação e pós-graduação em Letras, o Dicionário explora um campo que, até então, recebia pouca atenção da comunidade científica brasileira. “Por isso mesmo ele representa tanta ousadia. São vários profissionais, de diferentes universidades, fazendo um apanhado inédito sobre os mais importantes cientistas da Linguagem de todos os tempos”, disse Maria da Glória. Ela, por exemplo, escreveu os verbetes relacionados ao teórico russo Mikhail Bakhtin.
Cada verbete traz informações referenciais, como definição sucinta, termos relacionados que permitem ao leitor conhecer a terminologia destacada de um determinado autor, nota explicativa e referências bibliográficas. Ao final do livro, há, ainda, uma minibiografia de consagrados autores da Linguística. A organização do Dicionário da Linguística da Enunciação está a cargo de Valdir do Nascimento Flores, Leci Borges Barbisan, Maria José Bocorny Finatto e Marlene Teixeira.