Nos últimos dias 5 e 6 de dezembro, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), representada pela equipe do Hospital de Simulação (HSim), esteve presente no VIII Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a equipe foi agraciada com o 1° lugar na premiação do evento com o trabalho “Economia circular na simulação realística”.
O projeto, encabeçado pela supervisora do HSim, Inês Hirdes, tinha o objetivo de desenvolver simuladores de acesso venoso central, reutilizando manequins em desuso para ampliar a capacidade de treinamento dos estudantes da saúde de forma sustentável.
Segundo Inês, “A proposta começou com a hipótese de abrir cuidadosamente a região cervical dos manequins inutilizados, projetar digitalmente uma clavícula e reproduzi-la por meio de impressão 3D em polímero. A partir disso, pensamos em instalar, sob essa estrutura, um “garrote” adaptado com sangue artificial, criando um trajeto venoso palpável e puncionável”.
Apesar do processo não ter sido simples, a ideia evoluiu para o projeto de economia circular, premiado no Congresso. A supervisora do HSim, falou da importância do reconhecimento do projeto: “Ver esse trabalho, feito com tanta dedicação e envolvimento para suprir uma necessidade real do nosso serviço, ser premiado em eventos de alcance nacional foi uma felicidade enorme. Esse reconhecimento reforçou nossa motivação e mostrou que soluções simples, sustentáveis e colaborativas podem gerar impacto real na educação em saúde”.
A UCPel parabeniza toda a equipe do HSim pela premiação!
Redação: Arthur Veiras