O palco do auditório Dom Antônio Zattera esteve repleto de pessoas talentosas e de uma plateia para lá de animada na tarde desta sexta-feira (27). A 7ª Mostra Artística Cultural da Maturidade, organizada pelo Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel), contou com a participação de 11 grupos musicais e de dança, que aproveitaram a oportunidade para demonstrar toda a alegria e vivacidade de compartilhar a sua arte.
A apresentação é resultado da preparação de um ano inteiro de ensaios e encontros e é muito aguardada pelos participantes do espaço, seus familiares e comunidade. Para a aposentada Ramilda da Silva, de 80 anos, ter encontrado o CETRES foi o recomeço de sua vida.
“Logo após ter me aposentado entrei em depressão. Achei que não tinha mais utilidade no mundo e foi então que conheci o CETRES”, conta ela, que hoje vai diariamente ao espaço para participar de oficinas de tapeçaria, crochê, tricô e macramê. Ela ainda é integrante do Coral do Centro, que também se apresentou na Mostra.
De acordo com a coordenadora do CETRES, Sulanita Arruda, a mostra é um exemplo de como o idoso pode ser útil, aprender coisas novas e ensinar o que sabe. “Aqui as pessoas podem e devem aproveitar o espaço para mostrar todo o seu talento”, diz.
As comemorações do Dia do Idoso prosseguem ainda no dia 1º de outubro, às 14h30min, com baile comemorativo no Clube Diamantinos. Para participar do evento basta levar um litro de leite que será doado ao Banco Madre Tereza de Calcutá.