A Liga de Nefrologia da Universidade Católica de Pelotas e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (Lane UCPel/HUSFP) realizou, na manhã de quinta-feira (10), um Chico em Ação especial pelo Dia Mundial do Rim. Em 2011, o Dia Mundial teve como tema “Proteja seus rins, salve seu coração”. Além de informações sobre a prevenção de doenças renais, foram oferecidos à comunidade, no calçadão da Andrade Neves, serviços como exame de urina, glicose, colesterol e verificação da pressão arterial. Casos com identificação de alguma anormalidade foram encaminhados para atendimento médico.
Desde 2008, o HUSFP é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Nefrologia, o que significa exercer papel de auxiliar-técnico ao Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento ao paciente com doença renal, nos diferentes níveis de ação, prevenção, diagnóstico e tratamento.
De acordo com a médica nefrologista do Centro de Referência em Nefrologia do HUSFP e professora da UCPel, Maristela Bohlke, todo indivíduo que for diabético, hipertenso, estiver com mais de 60 anos ou apresentar algum caso de doença renal na família deve se submeter, todos os anos, a exame de urina e dosagem de creatinina no sangue. “Isto porque se o comprometimento renal for descoberto em um estágio inicial, há muitas formas de reverter ou retardar a progressão da doença renal”, explicou a médica.
No entanto, conforme Maristela, o melhor remédio ainda é a prevenção. “Para diminuir a chance de tornar-se um diabético ou hipertenso, é recomendável que as pessoas tenham uma dieta equilibrada, pratiquem atividade física regular, reduzam o consumo de sal, de bebidas alcoólicas e, na medida do possível, evitem a exposição constante ao estresse”, orientou.
Referência e transplantes
No fim do ano passado, o HUSFP, por meio da portaria nº. 756, recebeu do Ministério da Saúde uma autorização para realizar a retirada e o transplante de rins. A permissão veio após uma vistoria rigorosa feita pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes, onde o Hospital teve que apresentar um corpo clínico multiprofissional habilitado e estrutura compatível com as necessidades do paciente no período pré e pós-operatório do transplante.
Conforme afirmou o médico nefrologista do HUSFP e responsável técnico pela equipe de transplantes, Franklin Barcellos, por meio deste credenciamento, a Instituição poderá oferecer aos pacientes da região Sul uma opção de tratamento mais completo. “Esta é uma vitória que não foi alcançada do dia para noite e é reflexo das melhorias realizadas no HUSFP, da estruturação do serviço de Nefrologia e de um ano de trabalho conjunto dos colaboradores de diferentes áreas da Instituição”, declarou Barcellos.