Representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), ministraram nas tardes dos dias 24 e 25, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o curso de Atendimento ao Turista. Com carga total de 16h, o curso desenvolveu os temas “A importância do turista na economia”, “Hospitalidade”, “Atendimento ao turista” e “Estrutura turística receptiva”. Mesmo aberto a toda comunidade, acadêmicos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e profissionais da área foram o público-alvo da qualificação.
Na quinta-feira (25), a consultora externa do SEBRAE, Penélope Barp, ao tratar sobre o tema Estrutura turística receptiva, alertou sobre a agilidade no atendimento ao turista. “O atendimento existe para facilitar a vida do consumidor, não para ser mais um questionário para as pessoas responderem”, esclareceu. Penélope falou da importância dos taxistas, frentistas de postos, garçons, recepcionistas e todos os servidores que estão diretamente ligados ao turismo estarem bem informados. “Como os hóspedes vão chegar aos atrativos da cidade sem que essas pessoas dêem informações?”, questionou a consultora, ao destacar que isso é apenas o começo, já que objetivo é que todos os moradores de uma localidade tenham capacidade de informar.
Outra realidade do turismo brasileiro é o baixo capital humano para atender satisfatoriamente a um turista. “Para não pagar dois funcionários, com carga horária de oito horas diárias, muitos locais acabam contratado um só que trabalhe 12 ou mais horas, para que o custo seja menor”, comentou. Segundo Penélope, isso ocorre porque os hotéis têm apenas um período do ano que é muito solicitado e, para compensar, os custos acabam sendo cortados.
Penélope também falou sobre gastronomia, ao considerar esta um dos itens mais caros e complexos da estrutura turística. “Os cinco sentidos são utilizados neste departamento. Quando a gente gosta, sente o cheiro e remete a outra experiência, uma recordação, isso não se esquece. A diferença está no detalhe”, explicou. “O impacto visual causa uma sensação diferente e demonstra a preocupação que houve com o cliente”.
O curso de Atendimento ao Turista fez parte da programação do 12º Seminário e 8º Congresso Acadêmico realizados na última semana pela graduação de Tecnologia em Gestão de Turismo da Católica.