/ Notícias / Curso de Turismo e Confeitaria Berola lançam “Roteiro do Sal ao Açúcar” na 16ª Fenadoce
Curso de Turismo e Confeitaria Berola lançam “Roteiro do Sal ao Açúcar” na 16ª Fenadoce
13.06.2008 | 00:00
Curso de Turismo e Confeitaria Berola lançam “Roteiro do Sal ao Açúcar” na 16ª Fenadoce
Aliar passado com o presente não é uma tarefa fácil. Para isso, o Laboratório de Eventos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveu o projeto intitulado “Roteiro do Sal ao Açúcar”, com o intuito de resgatar a história da época do charque até a chegada dos doces em Pelotas. O projeto foi lançado ontem (12), no quiosque da Berola no Centro de Eventos.

O “Roteiro do Sal ao Açúcar” é um passeio orientado por um guia turístico da Universidade, que parte em direção ao Centro Histórico de Pelotas. O grupo visitante conhece também as Charqueadas São João e Santa Rita. No período da feira, o “Roteiro” foi adaptado para atender a demanda do público interessado. “O projeto ficou resumido apenas no Centro Histórico e termina na Berola para que o turista possa aproveitar o passeio e a estrutura da Fenadoce”, explicou a coordenadora do projeto, professora Cristina Porciúncula.

Para a edição da 16ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), o Laboratório de Eventos e a Confeitaria Berola são parceiros na divulgação do roteiro. A iniciativa de engajar a doçaria ao projeto partiu da proprietária, Xana Gallo Pereira, desde quando abriu a loja nas dependências da Universidade há um ano, pelo fato de que sempre teve vontade de resgatar a história da cultura portuguesa e francesa dos doces. Com esta preocupação, a confeitaria foi projetada nos moldes da Praça Coronel Pedro Osório, onde em uma das paredes está a fotografia da Fonte das Nereidas, o chafariz símbolo da praça.

Xana salientou a expectativa de que as outras doceiras da cidade utilizem como exemplo sua iniciativa de repassar aos consumidores dos doces este resgate histórico. “A Berola tem uma proposta de não somente vender o doce, mas sim em passar ao cliente a cultura da nossa tradição”, completa.

Para a coordenadora do “Roteiro”, a doçaria firmou uma parceria muito especial por ter um olhar diferente sobre a tradição dos doces. “O turismo local necessita do empenho de pessoas que tenham essa visão de que o doce é uma das grandes estrelas da nossa cidade”, destacou.

Vários professores engajam o projeto desde sua criação, entre eles Daniel Botelho, Franciane Dias e Elizete Jeske. A aluna Gislaine Moreira atua como guia.

Informações sobre o “Roteiro do Sal ao Açúcar” podem ser obtidas no Laboratório de Eventos pelo telefone (53) 2128-8237.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?