O curso de Farmácia do Centro de Ciências da Vida e da Saúde da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve a sua coordenação alterada no dia 05 de outubro. O novo coordenador do curso passou a ser o professor Fabian Teixeira Primo.
“Um dos objetivos principais que adotarei como coordenador é resgatar a importância do profissional de Farmácia perante a sociedade. Nós temos muitas coisas para fazer, estamos articulando algumas mudanças que sabemos ser necessárias”, disse o professor.
Primo ainda ressaltou que grande parte dos cursos de Farmácia do país não possui a estrutura que a UCPel disponibiliza para os alunos, o que inclui a Farmácia Escola e o Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac). “A ideia é valorizar o que nós já temos, a estrutura e a qualidade dos professores, ampliando o uso desses projetos”, adiantou.
Farmácia Escola e Laboratório Escola
A infraestrutura da Farmácia Escola e do Leac permite ao acadêmico entrar em contato com os pacientes e o público em geral. Além de presencial, as aulas se caracterizam pela execução do trabalho, o que possibilita ao estudante o contato com questões sociais.
Na Farmácia Escola, o graduando tem contato com a manipulação de cosméticos e medicamentos, além de atender e orientar pacientes na drogaria, sempre com a supervisão de farmacêuticos e especialistas.
Por intermédio do Leac mais de 25 mil exames, como HIV, toxoplasmose, teste de gravidez, hemogramas, dosagens de glicose, colesterol e triglicerídeos são realizados por ano, contemplando mais de 11 mil pessoas que recebem atendimento nos 51 ambulatórios do Campus Dr. Franklin Olivé Leite e nas Unidades Básicas de Saúde da UCPel.