Estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Finanças Pessoais na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O curso busca capacitar seus alunos para que possam organizar seus próprios recursos financeiros. Os temas abordados pelo curso envolvem quatro assuntos: prover ao aluno a capacidade de criar um orçamento pessoal, capacitar à construção de um planejamento estratégico, instruir sobre como fazer o dinheiro render através de investimentos e analisar hábitos de consumo, visando sua otimização, através da psicologia do consumo. Qualquer pessoa interessada pode participar.
Atualmente, com a facilidade de conseguir crédito, muitas pessoas acabam comprometendo sua vida financeira. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em março deste ano o percentual de famílias brasileiras que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro foi de 61%. O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso está em 20,8% do total. O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permaneceriam inadimplentes, alcançou 7,1% em março de 2014.
Esse panorama indica a necessidade de capacitar as pessoas para que possam controlar suas finanças pessoais, desde a análise de suas compras até seu planejamento para investimentos futuros.
Segundo o coordenador do curso e do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, professor Samuel Ongaratto, o principal objetivo é prevenir os problemas ocasionados pela má administração das finanças pessoais, como a facilidade de utilização de crédito para a compra de itens que muitas vezes não são realmente úteis, propondo assim mudanças a longo prazo.
O curso possui carga horária de 16h, com aulas às terças e quintas-feiras, às 19h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril
neste link. A taxa de inscrição é de R$ 15,00.