A transformação de ambientes e uma maneira diferenciada de ver a trajetória humana de cada dia é o que propõe o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), iniciativa internacional da Igreja Católica. Ao evangelizar e apresentar Jesus Cristo, oferece uma proposta de esperança. Quem quiser embarcar nessa oportunidade de reflexão de vida, já pode agendar-se. Em setembro ocorre mais uma edição do Cursilho Masculino e do Cursilho Feminino em Pelotas. O convite é para uma experiência com Deus e um encontro consigo mesmo.
O Cursilho é constituído de três momentos. O primeiro, chamado Pré-Cursilho, intenta identificar pessoas que exerçam liderança nos ambientes por onde passam. O momento é de acolhimento e preparação para que cada futuro cursilhista se sinta à vontade para participar do encontro.
O Cursilho propriamente dito é um retiro que começa em uma sexta-feira à noite e vai até o domingo ao fim da tarde. É esse o momento que perpassa o encontro de cada pessoa consigo mesma, com Cristo e com a comunidade. Conforme explica Maria Isabel Schuch Tessmann, uma das integrantes do movimento, cada indivíduo tem a oportunidade de refletir sobre sua maneira de ser, suas limitações e qualidades, e reconhece o espaço a ser preenchido por Deus.
A seguir, é apresentada ao Jesus histórico e àquele que continua presente na Eucaristia e em outras pessoas. Ao final, prepara-se para o contato com o mundo. “O que tenho de melhor para levar a outros é o Cristo em mim. Buscamos possibilitar a convivência fraterna e sempre o melhor para quem está ao redor”, disse. Um jeito novo e diferente de viver, uma proposta de esperança, um testemunho de vida é fomentado a partir de cada pessoa – e, assim, se busca transformar os ambientes. “Se a pessoa se abrir para a fé, ótimo. Mas propomos que tenha uma nova visão da vida”, pontuou.
O Pós-Cursilho é um meio destinado a desenvolver e impulsionar a vivência cristã iniciada no encontro. Todas as segundas-feiras à noite, por exemplo, é realizada a Escola, destinada a todos que um dia já participaram do movimento. Atividades de formação, aprofundamento nos temas da Igreja e do Cursilho, Eucaristia, oração, estudo e, claro, preparação para os próximos encontros fazem parte desta etapa.
Em setembro, o Cursilho chega à 88ª edição, tanto do encontro masculino quanto do feminino, e já apresentou o Evangelho a mais de 3,5 mil pessoas.
Momento
O Cursilho Masculino será realizado de 14 a 16 de setembro, na Casa de Formação Cenáculo (Avenida Dom Joaquim, 1.568). A entrada é na sexta-feira, dia 14, às 19h, e o término do retiro é domingo, dia 16, às 20h.
O Cursilho Feminino ocorre no mesmo local e horários, porém, começa no dia 21 de setembro, sexta-feira, e vai até o dia 23, domingo.
Inscrições
Interessados em participar devem fazer sua inscrição preferencialmente até o dia 10 de setembro. O contato pode ser feito com Maria Isabel, pelo telefone (53) 8403-8128 ou pelo e-mail
belamcc@bol.com.br. Outras informações podem ser obtidas no
site do movimento.
História
O movimento Cursilhos de Cristandade nasceu em 1944, na Espanha, por iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola da Diocese de Palma de Maiorca, como pequenos cursos preparatórios à peregrinação a Santiago de Compostela. Chegou ao Brasil em 1962 e, em Pelotas, em 1971.