A Cooperativa de Crédito Unicred Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão no segundo dia do 1º Seminário de Cooperativismo de Crédito. O evento está ocorrendo no Auditório Dom Antônio Zattera. Nesta quinta-feira (12), às 19h, será realizada mesa-redonda para debater o “Papel do Cooperativismo de Crédito no desenvolvimento dos municípios e das regiões”.
A atividade terá como mediadora a professora da UCPel e superintendente da Unicred Pelotas, Claudia Lemos, além dos debatedores, o diretor-presidente da agência Pelotas, Luís Antônio Dias da Fonseca; o diretor-presidente da Unicred Central, Antônio Amaral Vilela; e o diretor-presidente da Unicred Porto Alegre, Léo Trombka.
De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Perius, que também integra o debate, o objetivo do encontro é promover o conhecimento sobre a integração que o cooperativismo proporciona entre o produtor e o consumidor. “Nós é que construímos essa ponte. Ajudamos os dois lados, o que tem como conseqüência o desenvolvimento e o crescimento das comunidades, já que os lucros se direcionam para a população: é o efeito macro-econômico”, explicou.
Perius citou ainda, como exemplo, a parceria firmada com a UCPel. Enfatizou a importância de levar, não só aos profissionais, mas também aos alunos, informações acerca do cooperativismo e do crédito, seus benefícios e incrementos. Ele lembrou que em países da Europa, como a Alemanha, sete universidades estão diretamente ligadas ao sócio-cooperativismo. “Há países que trabalham fortemente essa linha. Nós vemos na Católica uma instituição com todas as ferramentas necessárias para atingir essa meta: tornar o assunto ainda mais presente no dia a dia de seus alunos para que eles possam trilhar esse caminho”, concluiu.
Antônio Amaral Vilela, diretor-presidente da Unicred Central, a unidade reguladora das 19 cooperativas existentes no estado, reitera o apoio da Universidade desde a sua instalação em Pelotas, há 14 anos. “Para nós, é fundamental essa relação tão próxima que temos com a UCPel. Ela repercute em benefícios para a comunidade da zona Sul”, disse ele, referindo-se, como exemplo, à compra de aparelhos para exames específicos que são feitos no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).