/ Notícias / Confraternização marca comemorações dos 56 anos do HUSFP/UCPel
Confraternização marca comemorações dos 56 anos do HUSFP/UCPel
30.06.2014 | 10:19 | #institucional
Confraternização marca comemorações dos 56 anos do HUSFP/UCPel
Os 56 anos do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) foram lembrados por sua importância para o Sistema Público de Saúde de Pelotas e dos 22 municípios que compõem a região. Em sua trajetória, composta por muitos desafios e conquistas, os profissionais que integram a Instituição sempre foram fundamentais e, devido a isso, ganharam destaque nas comemorações do aniversário do "Chico". 

A confraternização, que também reuniu os funcionários aniversariantes do mês de junho, contou com a presença do reitor da UCPel,  José Carlos Bachettini Júnior, da pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, e dos diretores do HUSFP - o de Assistência, Edevar Rodrigues Machado Júnior, e o de Gestão, Valdir Schäffer. 

Em sua fala, o reitor da UCPel - que também foi diretor do Hospital - lembrou alguns dos momentos de dificuldades vividos pelo "Chico" e de como foram superados. “O HU tem uma das menores estruturas físicas dos hospitais existentes em Pelotas mas mesmo assim possui a maior capacidade de atendimento, e isso graças ao trabalho dos profissionais desta casa”, disse.   

O diretor de Assistência lembrou que atualmente o HUSFP dedica 85% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), acolhendo cerca de um milhão de habitantes residentes em 22 municípios da região Sul. “O HU é um importante parceiro da gestão municipal”, complementou. Recentemente, o Hospital passou a oferecer mais quatro leitos de UTI Geral SUS – totalizando 14, além de ter sido a proposta vitoriosa da região na área de Saúde na Participação Popular do Estado, que prevê recursos orçamentários em 2015 para a compra de equipamentos de neurocirurgia. 

Funcionária há 39 anos do HUSFP, Daizi Rodrigues, responsável pelos setores de Capelania e Ouvidoria, vivenciou momentos que vão desde risco de fechamento no passado ao primeiro transplante renal com doador falecido, ocorrido no mês de abril deste ano. “Aqui presenciei momentos de insegurança e muitos de alegria, e também foi aqui que conheci o lado mais humanitário das pessoas”, ressaltou. 

Além das comemorações por parte dos funcionários do Hospital, a comunidade também foi convidada a participar. Uma missa realizada na Capela do HUSFP contou com a presença do bispo emérito de Pelotas, Dom Jayme Chemello, e teve como objetivo celebrar mais um ano de vida do Hospital.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?