Foi aberta oficialmente, na tarde desta sexta-feira (1º), no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a sexta edição do Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA). O evento, que vai até dia 03, traz à discussão a temática "Esporte e Turismo: Parceiros da Sustentabilidade nas Atividades de Aventura".
O 6º CBAA é promovido pela integração das universidades Católica e Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Faculdade Anhanguera de Pelotas, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e Centro Agrotécnico Visconde da Graça (IF-Sul/CAVG) e Laboratório de Estudos do Lazer da Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (Unesp).
Para o organizador local do congresso, professor de Educação Física da UFPel, Ênio Araújo Pereira, esta é uma oportunidade de mostrar as potencialidades da região. Ao mesmo tempo, proporciona à comunidade maior envolvimento e conhecimento, por meio do debate sobre as atividades de aventura. Ele destacou o crescimento a cada edição: “O primeiro encontro, em 2006, reuniu, em Camboriú, 70 participantes. Hoje, estamos com mais de trezentos inscritos”.
Toda a divulgação feita acerca do potencial pelotense foi o que atraiu os organizadores. “Ficamos instigados em conhecer o trabalho das instituições de ensino daqui. A riqueza natural aliada a esse caráter educacional foram elementos perfeitos para que viéssemos para cá”, disse a organizadora nacional do CBAA, professora Gisele Maria Schawrtz. Ela enfatizou o estímulo aos profissionais que pretendem atuar nesse contexto. “Levar o tema para dentro das universidades incita a criação de projetos sociais importantes que vão além do natural, do ambiental”, disse.
A conferência de abertura teve como palestrante o presidente da Sociedade Brasileira de Ecoturismo e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Zysman Neiman. Para ele, é preciso que a sociedade repense atitudes e valores quando se trata do meio ambiente. “A educação ambiental é ferramenta fundamental para a sustentabilidade, em todas as instâncias da vida”, explicou. De acordo com ele, o ecoturismo pode transformar a realidade em que se vive.
Sobre os minicursos
Dez minicursos foram oferecidos na manhã deste primeiro dia de evento. O professor de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Ricardo Dantas de Lucas, participa pela primeira vez do CBAA como ministrante do minicurso “Esporte de Endurance na natureza: Característica fisiológica e aplicações para treinamento”. “Trabalhei conceitos de treinamento em esportes praticados na natureza”, contou o professor. O uso de mochilas, equipamentos e a relação voltada ao desempenho das práticas de longa duração, como mountain bike, foram tratados no minicurso.
O estudante de Educação Física da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marcus Wintt, foi um dos 30 participantes do minicurso. “Faço parte do grupo de estudos sobre Meio Ambiente, de Uruguaiana, e vim, também, expor um pôster sobre o meio ambiente e rotas de caminhada na cidade”, disse Wintt. “O congresso abre horizontes para outras atividades”, expressou o estudante.
Mais informações sobre a programação podem ser adquiridas pelo site do evento.