Na sexta-feira (14), foram anunciados os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do RS (CDES) que o governador eleito Tarso Genro (PT) instalou no Rio Grande do Sul. Entre os 85 nomes eleitos para representar as diversas regiões do Estado, está o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung – Ney José Lazzari. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), é uma das instituições que integram o Comung.
O Conselho é um órgão superior de consulta e assessoramento do Governador. O objetivo é o de produzir programas, indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento sobre diferentes temas cruciais para vida dos gaúchos. "Será um ambiente de reflexão, trânsito de ideias, reconhecimento das diferenças, espaço de negociação e busca de consenso, mediação de conflitos e interesses, de elaboração programática e definição de metas", detalha Danéris em entrevista no site do Governo do Estado. O CDES, presidido pelo próprio governador, será chefiado por Marcelo Danéris, titular da Secretaria Executiva do CDES, e contará com um orçamento anual de R$ 3 milhões.
Em reuniões bimensais, o CDES, que será dividido em 10 câmaras temáticas, começa as atividades em março. Durante o ano, representantes do CDES se reunirão com lideranças locais das 27 regiões do Estado para conhecer de perto os problemas e solicitações de cada região. Entre suas incumbências está a de apontar diretrizes sobre investimentos públicos em logística, infraestrutura, educação, segurança, fomento à produção, geração de emprego e renda, inovação tecnológica, proteção ao meio ambiente, combate à miséria e em todas as áreas relacionadas com o desenvolvimento do estado.
Comung – a importância das Instituições Comunitárias de Educação Superior
O Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições, representando uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do interior do Estado. No seu conjunto, as instituições do Comung congregam mais de 40 campi universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 180 mil alunos de graduação e pós-graduação.
Para Lazzari, a participação no CDES enquanto representante do Comung traz o compromisso com o desenvolvimento da educação. “É uma oportunidade de mostrar ao Estado nossas lutas, que, como nossas Instituições, também são comunitárias. Meu objetivo enquanto representante no CDES é trabalhar na democratização do ensino superior, para que este tenha cada vez mais qualidade e possa ser usufruído por uma parcela maior da população gaúcha, premissa básica para o desenvolvimento do estado e do país.”
Além da UCPel, fazem parte do Comung a Feevale, IPA, Pucrs, UCS, Unicruz, Unifra, Unijuí, Unisc, Unisinos, Unilasalle, Univates, UPF, Urcamp e URI.