A Campanha da Fraternidade de 2012 tem como foco a saúde pública. E a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é um dos órgãos fomentadores de discussões sobre o assunto e de promoção da iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na próxima quarta-feira (15) - em alusão ao tema da Campanha e em sintonia com os princípios do Programa UCPel Mais Saudável -, o Auditório Dom Antônio Zattera sediará o painel Vida para além da droga, que abordará a toxicodependência e a drogadição sob aspectos psicológicos, testemunhais e preventivos.
O evento pretende auxiliar a comunidade na luta antitabagismo. No painel, médicos, psicólogos, professores e agentes de comunidades terapêuticas falarão de drogas lícitas e ilícitas, expondo realidades amplas e concretas a partir da temática proposta no encontro.
Segundo o padre Rogério Mosimann, Capelão da UCPel, o debate que será proposto no evento é um “serviço à vida, uma atividade que marca o compromisso da Universidade Católica em trazer este tipo de discussão ao mundo acadêmico”. Para o padre, o trecho da Bíblia encontrado no livro de João (capítulo 10, versículo 10) com as palavras de Jesus Cristo define a ocasião: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.
Os painelistas são o doutor em Psicologia, professor Alfredo Cardoso; o responsável técnico da Comunidade Terapêutica Renascer, psicólogo Ricardo Valente; o agente da instituição, Leonardo Barreiro e os coordenadores de internação da Casa do Amor Exigente (CAEx), Cristiano Góia e Jorge Roberto Espinosa.
O painel Vida para além da droga ocorre a partir das 19h30min e é uma promoção da Capelania da UCPel em parceria com os Institutos Superiores de Teologia, Filosofia e Cultura Religiosa. A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada a participar.