Empreendedorismo, oportunidades e desenvolvimento foram os assuntos que reuniram, ontem (22), representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET). A coletiva de imprensa serviu para lançar a Semana do Empreendedor Individual e das Micro e Pequenas Empresas de Pelotas, que ocorre entre os dias 3 e 7 de outubro.
Durante a coletiva foram apresentados projetos que as instituições têm desenvolvido no estímulo a novos negócios, bem como, algumas atividades que serão realizadas durante a Semana.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Macluf, a Semana é vista como uma oportunidade para aqueles que querem começar um negócio e não sabem como. Macluf também destacou a dificuldade burocrática que se enfrenta em Pelotas para se abrir um negócio. “Há uma peregrinação de secretaria em secretaria e as informações não se concentram em um lugar específico”.
Para o gestor do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel), a difusão do empreendedorismo no âmbito acadêmico deve ser enfatizada. “Com o passar dos anos, as incubadoras mostram-se cada vez mais capazes de dar outra cara ao mercado e estimular o impulso à imaginação criativa dessa nova geração de empreendedores”, destacou o professor. O Ciemsul oferece uma infraestrutura que inclui espaço físico, rede de Internet, sala de reunião, sala de computação e secretaria com telefone e fax à disposição, além de uma filosofia que estimula o desenvolvimento de novos negócios.
A programação completa das atividades estará disponível a partir da próxima semana.