Alegria, amizade, música, dança e solidariedade. Assim se traduz a confraternização de cerca de 500 idosos na quinta edição do Baile do Idoso, realizada na tarde desta terça-feira (04). Animado pelo grupo Os Tamoios, o baile é uma promoção do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade da Universidade Católica de Pelotas (CETRES/UCPel). Os ingressos foram trocados por litros de leite que serão doados ao Banco de Leite Madre Tereza de Calcutá.
Pelo menos uma vez ao ano o CETRES realiza um baile. “Eles [os idosos] gostam de dançar e é uma ótima atividade física”, disse a coordenadora do CETRES, Sulanita Caldeira de Arruda. Segundo ela, no evento os idosos arrumam novos amigos e aumentam suas relações.
Incentivada pelos dois filhos, quatro netos e uma bisneta, Lenita Laudenhger, 77, participa do grupo de idosos Santa Terezinha. “É bom vir aqui; a gente se distrai. É bom para renovar o astral”, disse. Como voluntários na Associação Pelotense de Diabetes, o casal Teresinha Garcia Barbosa, 73, e Horaci Balhego Barbosa, 77, só dança aos domingos, mas, hoje, abriram uma exceção. “É uma vez por ano, mas como enche!”, destacou Teresinha, ao demonstrar admiração pela quantidade de leites arrecadados. “Acho muito importante a colaboração de todos”, salientou.
A cadeira de rodas não impediu os amigos Maria Otilha, 74, e Olino de Sá Brito, 89, de participarem do evento. Eles moram no Residencial Doutor Piva e aprovaram o evento. “Não faz muito tempo que estou na cidade. Sou de São Lourenço do Sul, mas gostei de vir aqui, estou aproveitando”, disse Brito.
O baile ocorreu no Clube Diamantinos e contou com o patrocínio da Rede Tchê de Farmácias e apoio do Residencial Doutor Piva.