Organizado pelas integrantes da oficina de arte e terapia do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (CETRES) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o bazar em comemoração ao Dia das Mães está movimentando alunas e voluntárias que se dedicam aos bordados, tricôs, crochês e pinturas. Tudo está exposto para venda como sugestão de presente no Campus I da Universidade, até sexta-feira (06).
Cerca de 150 pessoas estão envolvidas no evento. O objetivo, segundo a coordenadora do CETRES, Sulanita Arruda, é levar ao público o que se produz nas oficinas. “Elas [as integrantes] se sentem valorizadas e prestigiadas. Além disso, há a troca de saberes: elas ensinam e aprendem novas técnicas. É gratificante o trabalho realizado”, disse.
Vinda de Passo Fundo há dois anos, Celita Zanolla encontrou no CETRES amizade e integração. Ela atua como voluntária da oficina de criatividade, que ensina bordado e aplicações de patchwork. “Chega um momento em que todo o ser humano precisa se doar. Nosso grupo é uma partilha de amor, de valores, do dia a dia de nossas vidas”, afirmou.
Para manter distância da solidão, desde que ficou viúva, Olga Casarin, de 60 anos, é uma das integrantes mais presentes nas atividades promovidas pelo CETRES. Além de fazer aulas de pilates, ela também frequenta várias oficinas, como a de artesanato em tecido, pintura em madeira e tear. “Aqui convivo com pessoas da minha idade, tenho amigas e me sinto útil. Lamento que a semana tenha somente sete dias, pois me falta tempo para fazer tanta coisa”.
O bazar do Dia das Mães funciona no Espaço de Convivência do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373), das 8h às 18h.