Teve início na tarde desta quarta-feira (22), no Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o 18° Ciclo de Palestras “A Arte de Bem Envelhecer”. O evento integra a programação do aniversário de 20 anos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (CETRES) e ocorre até a próxima sexta-feira (24).
Às 14h, compuseram a mesa da cerimônia de abertura a coordenadora de extensão da UCPel, Maria Clara Soares Salengue, a coordenadora do CETRES, Sulanita Caldeira de Arruda, e a coordenadora administrativa do Programa de Prevenção da Violência (PPV), Mary Jane dos Anjos. Após a abertura oficial, ocorreu uma apresentação do Coral da Terceira Idade do Cetres, regido pela professora Vera Vargas. O coral de 12 senhoras emocionou o público presente cantando sucessos de Roberto Carlos e Adoniran Barbosa.
A coordenadora do CETRES, Sulanita Arruda, destacou, durante seu discurso, a importância da terceira idade. “O aumento da expectativa de vida é uma conquista da sociedade. As reflexões que abrangem o idoso são importantes para uma vida mais longa e mais saudável. Estar na terceira idade não é ruim. Se as pessoas quiserem, este pode ser o melhor momento de suas vidas”, disse.
A primeira palestra, intitulada “Investigação Detalhada: A Importância do Check-Up”, foi ministrada pelo médico Waldemar Hillal Barboza. Durante o bate-papo, Waldemar comentou assuntos como o tabagismo, diabetes e alertou os idosos sobre a hipertensão arterial. “No Brasil, existem 30 milhões de hipertensos e cerca de 50% dessas pessoas sabem que possuem pressão alta, mas não realizam nenhum tipo de tratamento. As pessoas que consomem muito sal, com excesso de peso ou com algum histórico de hipertensão na família são mais propensas a ter a pressão elevada”, disse. Completando a programação, a segunda palestra do dia, “O Papel das Emoções na Formação da Memória”, foi ministrada por Izabel Cristina Laguna.
As atividades são destinadas a pessoas acima de 50 anos, freqüentadoras dos Grupos de Convivência de Idosos de Pelotas, bem como o público geral. A inscrição é um quilo de alimento não-perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-9273. Confira a programação para os próximos dias do evento:
Quinta-feira, dia 23 de setembro
14h - “A Soja: Benefícios na Terceira Idade”, com química de alimentos Rosane da Silva Rodrigues.
15h - Intervalo
16h – “Envelhecer sem Estresse”, com psicóloga Siduana Facin Neves.
Sexta-feira, dia 24 de setembro
14h - “Prevenção das DST’s AIDS na Terceira Idade”, com psicóloga Isabelle Schmidt da Silva.
15h - Intervalo
16h – “Como Prevenir a Violência na Terceira Idade”, com médica Julia Maria de Azevedo Frio.