O computador já era conhecido das aulas na Escola Especial Cerenepe. Mas, a partir de agora, além de aprofundar seus conhecimentos em informática, a turma de 12 alunos da instituição irá conhecer um pouco do mundo acadêmico, participando do Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (Paic/UCPel). A nova etapa do projeto, iniciada na última sexta-feira (1º), propõe aos alunos do Cerenepe três meses de uma convivência que propiciará, por exemplo, o aprendizado sobre primeiros socorros e a área da comunicação.
“Espero aprender muito. Para nós, vai ser uma oportunidade de melhorar o conhecimento em cursos diferentes”, disse o estudante Márcio Leites, 32, observado com orgulho pela professora de Informática do Cerenepe, Elenice Dillmann.
De acordo com o coordenador do Paic, professor Fábio Ranieri, o ingresso da nova turma fortalece a parceria que a UCPel vem realizando com diversas entidades, como as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e a Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDFIPEL). “A Universidade vem atuando fortemente no combate ao analfabetismo digital que ainda é um grande problema na sociedade. Diversos públicos têm sido alcançados”, comentou Ranieri.
O curso direcionado aos estudantes do Cerenepe terá duração de 60 horas/aula, com encontros semanais programados para as sextas-feiras pela manhã. O material de apoio, que contém apostilas, foi adaptado para facilitar o entendimento das aulas.