O Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é considerado uma das principais referências de promoção do empreendedorismo na região Sul do Estado. Esse trabalho é reconhecido pelas mais variadas instituições de ensino, cujos formandos, em muitas oportunidades, passam a integrar o grupo de empresas incubadas pela UCPel. Na última quarta-feira (17), foi a vez dos pós-graduandos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conhecerem um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo Ciemsul. Liderados pelo coordenador de Inovação e Tecnologia da UFPel, Mário Canever, os estudantes tomaram ciência de algumas das experiências de negócio em curso ou já consolidadas com apoio da UCPel.
A Mariachi Estratégias Digitais, uma das 16 empresas residentes, foi o exemplo para mostrar como ocorre a prestação de apoio no início do processo de incubação.
Por seu turno, a Quadro Web, uma das mais recentes graduadas do Ciemsul, também serviu de case durante a explanação dirigida aos pesquisadores visitantes.
Segundo o gestor do Ciemsul, Antônio Augusto Bonini Lobato, a exposição sobre em que medida se dá a operacionalização desses empreendimentos contribui para a compreensão geral do processo. Na sua avaliação, a troca de experiências entre as empresas incubadas é muito importante para a consolidação de cada negócio. “A incubadora não é apenas um local onde ocorre o desenvolvimento dos empreendimentos, mas um espaço no qual existe a possibilidade de se realizar um trabalho de aprendizado mútuo, sem qualquer tipo de concorrência entre os incubados e com auxílio de ambas as partes”, explica.