A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, na próxima quarta-feira (14), um encontro que reunirá personalidades de diversos segmentos para debater o próximo ano. 2016: Cenários, Tendências e Desafios é o evento que ocorre no Auditório Dom Antônio Zattera, a partir das 13h30min, com o apoio da Aliança Pelotas. Serão abordados os cenários político, legal, econômico, social, tecnológico e ambiental.
A abertura do encontro terá a apresentação dos dados do IBGE, com o gerente regional Rogério Krause e o supervisor de Disseminação do IBGE no estado, Ademir Barbosa Koucher.
O primeiro painel, que contempla os panoramas político e legal, será conduzido pelo presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Pelotas, Eduardo Leite e pelo advogado especialista em educação, Dyogo Patriota. O mediador será o professor e consultor da UCPel, Cláudio Gastal.
No segundo painel, sobre os cenários econômico e social, os palestrantes serão o professor da UCPel Ezequiel Megiato e a diretora do Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO), Elis Radmann. A mediação estará a cargo do jornalista e editor-chefe do Diário Popular, Pablo Rodrigues.
Encerrando a programação, o pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Dario Francisco Guimarães de Azevedo e o professor da UCPel José Antônio Weykamp da Cruz falarão sobre os cenários tecnológico e ambiental, com a mediação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Fernando Estima.
A atividade integra as comemorações dos 55 anos da Universidade e busca ser mais uma das ações de serviço à comunidade que fazem parte da identidade da UCPel. O cenário nacional instável e que sofreu alterações nos últimos tempos motivou o evento analítico, de modo que as discussões sirvam como insumo para a revisão dos planos de ação e do Planejamento Estratégico da UCPel. E, também, possam possibilitar entendimento para as tomadas de decisões de empresários e gestores da região.
Empresas, entidades de classe e instituições são convidados a participar do encontro para se apropriar dos conteúdos e serem, também, multiplicadores. Todas as prefeituras da região Sul foram convidadas.
O evento será gravado na íntegra e o material dará origem a um e-book, que será posteriormente disponibilizado.
As inscrições podem ser feitas pelo
site do evento. As vagas são limitadas.