O contexto da política brasileira e o papel que a Universidade tem - e pode ter - para diminuir as desigualdades sociais foi um dos temas abordados no Seminário de Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que reuniu, nesta quinta-feira (29), bolsistas de diversos projetos da Instituição que trabalham ligados a essa área. O encontro também teve como objetivo a integração e orientação dos novos acadêmicos que estão iniciando suas atividades junto aos diversos projetos da UCPel.
Com os temas A Universidade Brasileira no Papel da Extensão e A História da Extensão, juntamente com a apresentação dos projetos que são desenvolvidos pela UCPel, os participantes tiveram retratado o cenário de dificuldades enfrentados por grande parte da população do país e como a atuação na área pode mudar a situação.
“O Brasil é o quinto país do mundo com maior concentração de renda, o segundo na concentração de propriedades rurais, onde famílias de baixo poder aquisitivo pagam mais impostos que os ricos”, disse o coordenador de Extensão, professor Renato Della Vechia. Segundo ele, isso, associado também a uma imprensa na mão de poucos, a corrupção e a concentração do poder político, reproduz um modelo de miséria e exclusão social.
A partir deste cenário, foram apresentados os modelos de universidades existentes no país e como algumas trabalham a extensão. “Na UCPel a visão de extensão tem como objetivo a atuação que permita uma forma de organização em comunidades, de maneira a desenvolver um papel social”, avaliou o coordenador, complementando que na Instituição a extensão não é usada para angariar verbas nem como forma de assistencialismo.
Para a acadêmica do quarto semestre de Comunicação Social - Jornalismo, Roberta Corrêa, os projetos de extensão oferecidos pela UCPel são um grande oportunidade para o aluno realizar um outro tipo de aprendizado, além do visto na sala de aula. “Conhecer outra realidade social te transforma também como pessoa”, disse. Roberta foi bolsista do jornal comunitário O Pescador e atualmente realiza atividades junto ao Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) da UCPel.