A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na tarde da última terça-feira (14) o resultado da Avaliação Trienal 2010 dos cursos de pós-graduação no Brasil. Foram avaliados 2.718 programas acadêmicos que correspondem a 4.099 cursos, entre eles o Mestrado em Política Social e os Mestrados e Doutorados em Letras e Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UCPel) obteve a nota 5. “Nós tivemos uma grande valorização nesta avaliação da Capes dando um salto de qualidade em relação à produção científica. O Programa de Pós-Graduação em Letras passou da nota 4 para 5, valorizando e reconhecendo o esforço da Universidade em pesquisa”, comenta o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ricardo Silva.
Já o Programa de Pós-Graduação em Política Social, do Centro de Ciências Econômicas e Sociais, obteve a nota 4. “Esta é a primeira Avaliação Trienal que o mestrado participa. A nota é resultado de um grande esforço por parte dos docentes e discentes que participam do curso, além do apoio permanente da UCPel”, disse a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social, Vini Rabassa da Silva.
Outro programa da Católica avaliado pelo Capes foi o de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, que adquiriu a nota 5.
Avaliação
A Avaliação Trienal dos programas de pós-graduação pela Capes reúne o desempenho dos três últimos anos (2007, 2008 e 2009) dos cursos. As instituições de ensino superior são avaliadas em diversos quesitos, como corpo discente, corpo docente, dissertações, teses, produção intelectual, entre outros.
As avaliações contemplam notas de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 (desempenho abaixo do padrão ou fraco) podem ser descredenciados pela Capes. A nota 3 equivale ao chamado “padrão mínimo”. Já a nota 4 é para “bom desempenho”. Nota 5 equivale para cursos com “alto nível de desempenho”, maior nota para cursos só com mestrados. Notas 6 e 7 são para desempenhos equivalentes aos dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.