/ Notícias / Católica participa de audiência pública contra o fumo
Católica participa de audiência pública contra o fumo
13.05.2011 | 16:26
Católica participa de audiência pública contra o fumo

Uma audiência pública na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador Ivan Duarte (PT), irá debater alternativas à plantação do fumo em Pelotas e região. O evento ocorre na próxima segunda-feira, dia 16, às 14h.  A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará presente no debate.

Coordenador do Programa Antitabagismo UCPel mais Saudável, que proíbe o fumo nos ambientes da Universidade, inclusive em suas áreas abertas, o professor Roni Quevedo adiantou que a reunião é importante do ponto de vista da divulgação da Convenção Quadro, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que engloba 194 países. É um tratado internacional, do qual o Brasil faz parte e que defende a adoção de medidas de restrição ao consumo de cigarros e outros produtos derivados do tabaco.

A audiência irá reunir produtores rurais, indústrias, Ministério da Agricultura, estudantes e profissionais da saúde. De acordo com Quevedo, o Governo Federal, por meio da Embrapa e Emater, pode e deve auxiliar os plantadores de fumo. “O governo pode oferecer um auxílio financeiro a essas pessoas para que elas cultivem a oliva, o eucalipto e o pêssego, que é referência nacional e tem na região Sul do país o clima propício para seu plantio”, explicou o professor. “O próprio produtor está contaminado pelo manuseio da planta. E o fumante passivo também está morrendo. Cerca de sete pessoas perdem a vida diariamente no Brasil em decorrência do fumo”, completou.

A sede da Câmara de Vereadores está localizada na rua 15 de Novembro, 207.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?