/ Notícias / Católica e Diocese de Pelotas recebem homenagem da Azonasul
Católica e Diocese de Pelotas recebem homenagem da Azonasul
17.09.2010 | 14:52
Católica e Diocese de Pelotas recebem homenagem da Azonasul

Na tarde de quinta-feira (16), na sede do Sindicato Rural de Piratini, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Diocese receberam uma homenagem da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O reconhecimento foi alusivo aos 50 anos de fundação da UCPel e aos 100 anos da Diocese. Prefeitos das 22 cidades associadas participaram do evento. O chanceler da UCPel e bispo da Diocese, Dom Jacinto Bergmann, o reitor, Alencar Mello Proença, o vice-reitor, José Carlos Bachettini Júnior, e o pró-reitor administrativo, Carlos Sinnott, receberam a homenagem. A atividade foi realizada em comemoração aos 46 anos da Azonasul.

Após a execução dos hinos municipal de Piratini e do Rio Grande do Sul, um breve histórico da Diocese de Pelotas foi relatado. O presidente da Azonasul e prefeito da cidade de Canguçu, Cássio Mota, fez a entrega da placa a Dom Jacinto. Ao agradecer, o bispo disse se sentir bem na companhia dos prefeitos. “Vocês são homens da vida pública. É preciso ser artista do bem público. Nós, enquanto Diocese, cuidamos da vida pública terrena e eterna. Precisamos somar forças”, falou. “Foram 100 anos de uma história de fé, esperança e caridade. O povo viveu essas três virtudes que vem de Deus, dessa maneira só pode ter consistência”, destacou Dom Jacinto, ao se referir à Diocese.
Como chanceler, Dom Jacinto agradeceu pelo reconhecimento prestado a  UCPel: “Dom Antônio se inspirou para criar uma Instituição de formação integral e de compromisso com a pessoa humana, pois nela a gente tem que apostar”. Logo após, foi feito um pequeno relato do histórico da Católica.

O reitor da UCPel, Alencar Proença, recebeu de Mota o “Troféu 46 anos Azonasul” e uma placa em razão da importância da Instituição à região. Proença destacou alguns números representativos para a Zona Sul. “A UCPel já formou 35 mil alunos, sendo 30 mil na sede em Pelotas e cinco mil na região”, disse. “Cada homenagem representa um compromisso maior com cada prefeito da região Sul”, concluiu.

Cássio Mota destacou que a Zona Sul precisa trabalhar com fé e em parceria para gerar o desenvolvimento da região, na qual mantém o foco. “A qualidade e a administração conjunta com o poder público, me inspirou na administração de Canguçu”, ressaltou. “Que bom que vocês existem, porque com vocês nós somos mais fortes”, afirmou o prefeito, referindo-se à Universidade, representada no evento.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?