/ Notícias / Caso Realengo é tema de TCC
Caso Realengo é tema de TCC
05.12.2011 | 16:21
Caso Realengo é tema de TCC
O discurso utilizado por um site de notícias na cobertura do caso Realengo foi o tema escolhido pela aluna do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Taiane Volcan para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O estudo analisou as notícias sobre os assassinatos ocorridos na Escola Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, em abril deste ano.

Orientado pela professora Raquel Recuero, o trabalho tomou por base a cobertura feita pelo site de notícias G1 entre 07 de abril e 30 de agosto. Nesse contexto, a aluna aplicou a metodologia da análise do discurso em três títulos de reportagens que descreveram o assassino do episódio, Wellington Oliveira – “Foto mostra atirador com barba comprida um mês antes de ataques”, “Manuscritos de atirador mostram fixação por terrorismo” e “Atirador de Realengo mantinha no computador fotos com armas”.

Além da forte influência da velocidade na produção de notícias online, que acaba fazendo com que as notícias explorem mais a violência em si, do que a informação como valor noticiável, ao analisar os títulos, Taiane concluiu que os termos utilizados podiam induzir o internauta a associar o assassino com o terrorismo, mesmo ainda sem fundamento investigativo. “A proposta foi fazer uma observação crítica do jornalismo online, buscando apoio na teoria francesa de análise do discurso, que até hoje muito pouco havia sido abordada no Jornalismo da UCPel”, destacou.

Além de Raquel, participaram da banca de avaliação do trabalho, no dia 28 de novembro, os professores Jairo Sanguiné Júnior e Aracy Ernst-Pereira.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?